Acabei de Ler – Fu Ping

fu ping

Já há muito tempo que não pegava num livro do Netgalley, e achei que estava na altura de olhar para os que tinha disponíveis. O que me pareceu mais interessante foi este, da escritora chinesa Wang Anyi.
Fu Ping é uma jovem mulher na China rural do início do século XX. Órfã desde muito cedo, é-lhe arranjado um casamento quando chega aos 18 anos. Vai passar algum tempo a Shangai com a avó adoptiva do seu noivo, e a sua vida não voltará a ser a mesma.

Neste livro temos não só a história de Fu Ping, mas também a de muitas outras mulheres de diferentes condições e contextos numa China que está a mudar rapidamente. Para aqueles para quem a vida sempre foi difícil, não parece ter havido grandes melhorias, mas a ordem social é agora muito distinta. Uma coisa é no entanto difícil de mudar e evoluir, que é a mentalidade, as convenções sociais que nos mantêm presos a situações que não queremos viver, ou subservientes a pessoas e interesses diferentes dos nossos.

Fu Ping é uma lição de história, mesmo que superficial em muitas coisas. À época do livro a revolução comunista está no seu início e é apenas aflorada de passagem, mostrando alguns impactos na vida das comunidades.

Um livro interessante que recomendo a quem gosta de ler coisas diferentes, fora dos conteúdos habituais.

Boas leituras!

Goodreads review

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s