Livros que Recomendo – Os Filhos da Droga

christiane f

Nunca é demais relembrar que eu sou uma filha dos anos 70, e isso influencia muito não só o meu gosto literário, mas também os livros que marcaram a minha juventude. Sei que hoje em dia uma adolescente de 13 anos provavelmente não terá acesso a este livro, mas os meus pais acreditavam que eu conseguia ler qualquer livro de forma responsável e na realidade foi isso que aconteceu.

Li este livro muito cedo, com cerca de 13/14 anos e fiquei bastante impressionada no bom sentido. Sei que muitas adolescentes que leram este livro na altura fizeram dele uma espécie de modo de vida, e as zonas que lá são faladas tornaram-se quase atrações turísticas, mas eu fiquei muito sensibilizada com os perigos que as drogas representavam para uma jovem adolescente.

Christiane F. era uma jovem de 12 anos, com uma família disfuncional, que se mudou de Hamburgo para Berlim Ocidental nos anos 70. Neste livro seguimos o seu percurso de entrada na droga aos 13 anos, desde 1975 a 1978. É um percurso assustador, que nos mostra um submundo de Berlim, com prostituição de menores. Foi como testemunha num caso desses que os jornalistas que escreveram o livro conheceram Christiane F. fazendo depois várias entrevistas ao longo de 2 meses para dar origem a este livro.

Infelizmente, e apesar da sua vida ter mudado radicalmente após o sucesso do livro, Christiane nunca conseguiu dar um rumo diferente à sua vida, e continua a lutar contra a droga e o alcóol. Chegou mesmo a escrever um novo livro que mostra a sua jornada na dependência, e espera que isso sirva como disuasor para outros jovens.

Este é um livro muito datado, a realidade berlinense é hoje completamente diferente. No entanto, a natureza humana continua a mesma, e as lutas contra a dependência são hoje iguais às de ontem, apesar das roupagens puderem ser diferentes. É por isso, ainda, um livro relevante.

Aconselho a todos os que gostam de livros de não ficção e de histórias fortes.

Boas Leituras!

One thought on “Livros que Recomendo – Os Filhos da Droga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s