Livros que Recomendo – O Homem que Era Quinta-Feira

chesterton

Quem vê na Fox Crime a série Os Mistérios do Padre Brown já conhece este autor. Eu não vejo, e acabei de descobrir enquanto investigava para este post, que G. K. Chesterton foi o escritor de ambas as obras. Fiquei com curiosidade de ver/ler este Padre brown, já que se for da mesma qualidade d’O Homem Que Era Quinta-Feira será garantidamente boa leitura.

G. K. Chesterton foi um prolífico escritor inglês do início do século XX, com muitas obras publicadas, de ficção, poesia, ensaios, peças de teatro. Até agora apenas li este livro, mas foi uma experiência bastante positiva. Gabriel Syme é um detective da Scotland Yard contratado para a policia ante-anarquista. Conhece Lucian Gregory, um poeta anarquista, e com ele debate o sentido da poesia. Os dois homens vão então embarcar numa viagem alucinante (ou de pesadelo, como o nome do livro indica) pelos meandros das células anarquistas londrinas do início do século XX, em cada membro do conselho tem o nome dum dia da semana.

Este livro deixa-nos antever um pouco do ambiente da época, ao mesmo tempo que nos introduz um estilo de escrita diferente e meio surreal. A obra está também recheada de significados ocultos e referências a coisas importantes para o autor, como o cristianismo, e é por isso uma leitura muito rica.

Ao longo dos anos Chesterton tem sido influência em muitos outros escritores, apesar de nos dias de hoje ser uma figura menos conhecida. No seu tempo, esteve a par com George Bernard Shaw e Oscar Wilde, embora em latitudes diferentes no que se refere a opiniões e visões de vida, muitas das quais debatidas publicamente. Mais recentemente temos por exemplo a personagem da série Sandman de Neil Gaiman, Gilbert, que foi largamente inspirada neste escritor.

Aconselho a leitura a todos os que gostam de clássicos, de boa literatura, de histórias estranhas mas com ambiente histórico. Se tiverem meios digitais de leitura, podem encontrar algumas obras de Chesterton, incluindo esta, no Project Gutenberg gratuitamente. Basta ir aqui.

Boas leituras!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s