Livros que Recomendo – Orlando

orlando

O livro que venho recomendar hoje é assim como um sonho estranho. Tão estranho que eu creio que quando o li não consegui abarcar toda a sua complexidade e creio que o deveria ler novamente.

Orlando foi escrito por Virginia Woolf, uma escritora inglesa do início do século XX tendo como inspiração a sua amiga/amante Vita Sackville-West. O livro é a história de Orlando, que nasce algures no século XVI no reinado de Elizabeth I de Inglaterra. É de origem nobre e cresce na corte, onde se apaixona por uma princesa russa, que mais tarde acaba por traí-lo. Isso leva a que retome um poema que tinha começado anos antes Into the Oak Tree. Este poema vai acompanhá-lo por toda a vida, que se prolonga misteriosamente no tempo até ao século XIX.

Aos 30 anos Orlando sofre também outra mudança drástica, onde após dormir vários dias, acorda transformado numa mulher. Essencialmente Orlando continua a ser a mesma pessoa, com a mesma personalidade, o mesmo intelecto, mas atravessou uma mudança de sexo, e passa agora a ver o mundo de outro prisma.

Ao longo do livro percebemos que para Orlando o tempo é fluido, às vezes numa semana atravessamos muitos anos, ou ficamos parados em alguns momentos. Fluida é também a sua sexualidade, já que ao longo do livro Orlando oscila entre o feminino e o masculino, acabando por casar com um capitão dum navio no final do século XIX, e publica finalmente o seu poema em 1928, que é bem recebido pela critica.

Este livro aborda muitos temas à frente do seu tempo, como as questões de género, a sexualidade, mas também o feminismo. Essencialmente passa-nos a mensagem que somos intrinsecamente nós próprios, independentemente da roupagem exterior, ou dos constrangimentos temporais. Orlando, mesmo viajando com ciganos romenos e desejando pertencer à sua tribo, nunca conseguiu distanciar-se do facto que tinha nascido como aristocrata inglês e perder esses privilégios.

Apesar dos temas fortes, Orlando é um livro suave e divertido, cheio de sátiras escondidas à sociedade inglesa e mesmo à própria Sackville-West. É uma leitura rica, complexa, em que temos de estar atentos ao que é escrito, mas onde nos podemos perder numa espécie de nevoeiro mágico.

Recomendo a todos os que gostam de grandes clássicos da literatura, histórias belas e etéreas.

Boas Leituras!

3 thoughts on “Livros que Recomendo – Orlando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s