Livros que Recomendo – O Nome da Rosa

nome da rosa

Já não me lembro exactamente há quanto tempo atrás li este livro, mas lembro-me bem de onde ele veio. Daquelas colecções Mil Folhas, se não estou em erro do Público, da qual eu recebi bastantes livros vindos duma amiga da minha mãe.

Já tinha visto o famoso filme de Jean-Jacques Annaud em 1986, com o Sean Connery num belíssimo papel, e isso espicaçou a minha curiosidade para pegar neste livro, o único até agora que eu li do Umberto Eco, escritor italiano, professor universitário de semiótica, e detentor duma escrita rica, densa e recheada de referências a autores clássicos e outras obras.

E é exactamente isso que este Nome da Rosa é, um livro denso e cheio de referências a outros autores, mas ao mesmo tempo com uma história bem desenvolvida e interessante. Não é para se ler de animo leve, mas para saborear lentamente e tentar abarcar tudo. Tenho a certeza que não consegui entender todas as ligações e pistas escondidas que o autor deixou para nós, mas um dia voltarei a ler este livro, numa fase em que esteja mais introspectiva que agora.

A história é simples, um monge morre num convento beneditino na Idade Média, e é pedida ajuda a um frade franciscano, de nome William Baskerville numa clara invocação de Sherlock Holmes. A partir daí os assassinatos sucedem-se e a investigação tem de ser célere para impedir que alguém vá parar injustamente às mãos da Inquisição.

Recomendo a todas as pessoas que gostam de “policiais”, de mistério, de aprender conceitos e História enquanto lêem, a todos os que gostam de se sentir desafiados.

Boas Leituras!

 

Anúncios

4 thoughts on “Livros que Recomendo – O Nome da Rosa

  1. Olá peixinho!

    Foi com todo o ânimo que li esta tua review de “O Nome da Rosa”. Gostava muito que escrevesses mais sobre a espiritualidade ou a devoção implícita no texto, o amor (relembro as aventuras de Adso) e, não pode faltar, os livros.

    Não te pareceu que um dos grandes pilares do livro é precisamente a importância dos livros?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s