Acabei de Ler: As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

Alice

O Peixinho não lê clássicos com frequência. Estou sempre imersa nas novidades que vão saindo, ou a ler livros que vêm dos 80’s até hoje. Há sempre livros a aparecer que me despertam a atenção. No entanto, ler clássicos é importante para percebermos de onde vieram as influências dos escritores de hoje, por isso volta e meia lá pego num.

No outro dia estávamos tranquilamente em casa a ver filmes de Domingo à tarde, e acabámos a ver o Alice in Wonderland do Tim Burton e gostámos bastante. Isso fez-me lembrar que tenho o livro no meu Kindle há meses e ainda não lhe tinha pegado, por isso foi natural lê-lo agora.

Fiquei alegremente surpreendida, e gostei bastante. Apesar de ser um livro juvenil está cheio de boas ideias que farão qualquer adulto pensar. Alice é uma criança mesmo à entrada da adolescência, curiosa e que quer perceber tudo à sua volta. Só que à sua volta o mundo é um lugar estranho, no qual ela não percebe bem o seu lugar e o seu corpo cresce e diminui de modos estranhos e surpreendentes, fazendo-a sentir-se ora pequena demais ora demasiado grande e conspícua. Parece-me uma excelente alegoria à adolescência.

Lá pelo meio temos também uma reflexão sobre autoridade, (ab)uso de poder, estratos sociais e outras coisas bastante adultas.

Mas acima de tudo é um livro bastante divertido e fácil de ler, que promete encantar pessoas de todas as idades. Agora o próximo passo é ler a segunda parte, Alice do Outro Lado do Espelho.

Boas Leituras!

Goodreads Review

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s