Livros que Recomendo – Harry Potter

harry potter

Pode parecer estranho à primeira vista vir aqui recomendar um livro infanto-juvenil, mas quem segue este espaço sabe que não é a primeira vez que o faço, uma vez que já falei de livros de banda desenhada e livros para esta faixa etária, como A Rapariga que Roubava Livros, por exemplo. Pode parecer ainda mais estranho recomendar um livro que já toda a gente que queria ler, leu, mas eu acho que este é um livro (ou série de livros) incontornável na minha história e no conhecimento de todos os bibliófilos.

A história é do mais simples que pode haver. Um órfão de pai e mãe é educado por uns tios que o desprezam e maltratam (vêem as semelhanças com tantas outras histórias do género?) mas consegue algum alívio quando descobre que vai passar todos os anos lectivos numa escola de magia onde goza de algum prestígio devido à sua ascendência, e onde é amado por uns e odiado por outros. Vai tornar-se um líder entre os seus pares, atravessar a adolescência superando grandes desafios e tornar-se um jovem adulto no meio de muitas aventuras e consolidando amizades que se transformam numa família alargada.

Até aqui isto é a sinopse de muitos e muitos livros infanto juvenis. Este tem a particularidade de se ter imerso no mundo da magia, ter mexido com o nosso imaginário criando feitiços e criaturas, reaproveitando outras e colocando isso tudo no cenário bem nosso conhecido e também por si só dado à fantasia, da velhinha Inglaterra.

Quando comecei a ler estes livros já era adulta (young adult, se quiserem), mas mesmo assim não fiquei imune ao charme da magia e da história simples mas bem contada, com a dose certa de aventura e personagens antagónicos, com heróis e vilões na medida certa. Estes livros têm também a virtude de me terem introduzido na leitura em inglês. Algures por altura do lançamento do quarto volume percebi que não ia aguentar esperar meses pela tradução, e se dava explicações de Inglês estava na altura de testá-lo na vida real. O meu primo, que era tão fã como eu, foi para a fila da Fnac no dia do lançamento e comprou um exemplar para mim. E a partir daí nunca mais parei. Todos os volumes seguintes li em inglês e daí a ler maioritariamente nessa língua no meu Kindle foi um passo muito pequeno, e as portas que isso me abriu foram inúmeras.

Estes livros são fáceis de ler, proporcionam horas de entretenimento e eu recomendaria a todos os que têm jovens que querem entusiasmar pela leitura, ou adultos que gostam de sonhar de vez em quando. Não são clássicos da literatura mundial, podem ver os filmes em vez de ler os livros, mas ficam mais mal servidos porque nada bate a nossa própria imaginação a funcionar.

Acredito que a grande maioria dos meus seguidores já tenham lido o Harry Potter, e os que não leram também não o vão fazer, mas mesmo assim deixo aqui a minha recomendação.

Boas Leituras!

3 thoughts on “Livros que Recomendo – Harry Potter

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s