Livros que Recomendo – A Insustentável Leveza do Ser

Kundera

Já aqui falei levemente deste livro, quando sugeri os cinco melhores livros de amor. Este foi o primeiro que li de Milan Kundera, um autor que apreciei muito durante a minha década dos vintes, que me ajudou a entrar na idade adulta. Ao contrário de alguns que já falei aqui (as Brumas de Avalon, por exemplo) creio que este livro resiste ao passar do tempo e tenho mesmo vontade de o reler.

Por um lado o livro conta-nos a história de Tomas e Teresa, ele um médico, ela uma moça de província que coloca a sua vida e a sua felicidade nas mãos do companheiro. Mas Tomas é um homem livre, incapaz de se prender, e ao mesmo tempo de se libertar. Tem uma relação casual com Sabina, uma sua amiga de longa data, que é muito parecida com ele.

Ao mesmo tempo todo este triângulo amoroso desenrola-se na Checoslováquia no final dos anos 60, na altura da Primavera de Praga  e subsequente invasão russa e isso vem trazer alterações profundas a estas vidas e dinâmicas. Mais uma vez foi-me possível aprender algo da nossa história mundial enquanto lia um livro bem escrito. Está também recheado de filosofia e obriga-nos a reflectir sobre temáticas tão díspares como o peso e a leveza das nossas decisões, o que é que as torna mais difíceis ou mais certas, o impacto que as nossas escolhas têm nos outros, entre outros temas.

Um livro lindíssimo, com uma história de amor esculpida em história, filosofia e política, com pedaços de nós em cada personagem. Deu também origem a um filme delicado, com Juliete Binoche e Daniel Day-Lewis novos e poderosos, com cenas envolventes das quais me lembro até hoje. Enquanto pesquisava para escrever este artigo deparei-me com a versão áudio no Youtube, e eu, que nunca me entusiasmei muito com livros que não em papel/ecrã, fiquei rendida à narração deste senhor que me acompanhou por muitos dias. Definitivamente aconselho a todos os que forem fluentes em inglês, encontram-na aqui.

Recomendo a todos os que gostam de boas histórias, livros com várias camadas, aprender e ler ao mesmo tempo.

Boas Leituras!

Anyone whose goal is something higher, must expect someday to suffer vertigo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s