Livros que Recomendo – Crónica dos Bons Malandros

Mario Zambujal

Há poucas semanas deu na televisão, não me lembro em que canal, a deplorável adaptação para cinema deste livro de Mário Zambujal feita em 1984. Apesar de recheada de actores bons e competentes, está demasiado psicadélica e pseudo artística para fazer jus ao ritmo frenético e bem humorado do livro.

Já não me lembro exactamente quem me falou deste livro pela primeira vez, há muitos, muitos anos. Creio que foram os meus padrinhos que me emprestaram, eles que foram fonte de tantos livros desde a minha infância. Mas tenho a certeza que o livro foi um empréstimo, e que só adquiri este exemplar quando quis partilhá-lo com o Peixinho Vermelho. O que eu recordo vivamente é ir numa carruagem do metro sentada a ler, e já não conseguir conter o riso e largar umas valentes gargalhadas, para espanto dos meus companheiros de viagem.

Mário Zambujal conta-nos, com muita graça, a história duns malandros à portuguesa, uns malandrecos, que se encontram todos por um acaso da vida e formam um gangue para fazer uns golpezitos. Um dia são contactados por um mafioso italiano para dar um passo maior que a perna, ou seja, para roubar a colecção de jóias Lalique que se encontra na Gulbenkian. E vão usar nada mais nada menos que abelhas.

A partir daí é uma sucessão de peripécias muito lusitanas, com um humor muito português e sempre tendo como pano de fundo uma Lisboa que já não existe. Que talvez já quase não existisse quando este livro foi escrito.

É um livro divertido, mas também nostálgico porque nos fala duma portugalidade de outros tempos, mas que ainda está profundamente enraizada em todos nós. Mas se calhar em vez de andar visível em bares duvidosos do Bairro Alto, ou tascas de bairro, anda exposta em comentários de Facebook um pouco por toda a parte, mas com menos graça e salero.

Recomendo a todos os que queiram uma leitura leve, descomprometida e nostálgica.

Boas Leituras

 

 

3 thoughts on “Livros que Recomendo – Crónica dos Bons Malandros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s