Livros que Recomendo – Mundos Paralelos

philip pullman

Sabendo que saiu há pouco tempo mais um livro do Philip Pullman, O Livro do Pó em português, que já está no meu Kindle para ler a seguir, acho que está na altura de recomendar a série que o originou, Mundos Paralelos, His Dark Materials no original. A maioria das pessoas podem lembrar-se mais desta trilogia por causa do tristissimo filme a que deu origem, A Bússola Dourada, baseado no primeiro volume, mas terão de acreditar em mim quando vos digo que o filme não faz minimamente justiça ao original.

No original estes são livros para jovens adultos, o que os ingleses chamam “coming of age books”, com histórias com crianças ou adolescentes onde acompanhamos o seu crescimento, mas que nos apresentam temas difíceis para ajudar os leitores a reflectir sobre eles e assim ajudar no seu amadurecimento. E esta trilogia é perita em mostrar-nos temas difíceis, sem condescendências, com dois dos mais interessantes protagonistas que eu já vi em livros deste género.

Lyra Belacqua e Will Parry são duas crianças em dois universos paralelos que se vão encontrar e viver a sua aventura juntos. No primeiro volume seguimos Lyra, que se encontra num orfanato com o seu daemon Pantalaimon, génio na muito desinspirada tradução. A figura do génio é das mais interessantes apresentada neste livro. São criaturas externas, mas ao mesmo tempo parte de nós, revelam o nosso ser interior e têm a forma de um animal. Enquanto somos crianças vão mudando livremente de forma, até em determinado momento da adolescência se fixarem na sua forma definitiva que supostamente revelará algo do caracter do seu possuidor. Tocar no daemon de alguém sem consentimento é uma ofensa gravíssima, e separar alguém do seu daemon deixava-o incapacitado. Escusado será dizer que quando li o livro queria muito ter um daemon para mim e pensava muitas vezes qual seria a forma do meu. Lyra tem também uma “bússola” que lhe mostra sempre a verdade, e se isso não é o instrumento mais útil/assustador do mundo, então não sei qual será.

No segundo volume Lyra encontra Will, um rapaz do nosso mundo que a partir vai passar a acompanhá-la na sua busca pela origem do Pó com uma faca capaz de abrir portas entre mundos. Esta aventura vai ser difícil e complexa, mas muito interessante.

Outra das características destes livros é que os protagonistas não são necessariamente livres de mácula como é costume neste tipo de literatura. Na realidade Lyria é uma criança mentirosa e difícil e quando finalmente conhecemos Will sabemos imediatamente que ele matou alguém. E isso também é importante na história. Às vezes pessoas boas fazem coisas más em determinadas circunstâncias.

A história está muito bem construída e os três livros devoram-se num ápice, mesmo se por vezes nos deixam um sabor amargo na boca ou um aperto forte no coração. A descrição da figura da morte é das mais interessantes que já vi num livro deste género. Diz-se que a sua estrutura está grandemente inspirada no Paraíso Perdido de Milton, no entanto não posso garanti-lo porque ainda não o li, apesar de ser daqueles que está eternamente na minha lista de leituras futuras.

Philip Pullman foi alvo de muitas críticas por causa destes livros, muitas vezes considerados como um ataque à Igreja ou por promover o ateísmo e o autor muitas vezes se afirmou ateu convicto, no entanto confesso que não li os livros com essa leitura, talvez porque não a procurei activamente, mas fica o aviso.

Aconselho vivamente a quem goste de leituras juvenis, mas também a quem goste de livros adultos, porque esta é uma história com potencial para agradar a todos. Mais tarde virei cá falar d’O Livro do Pó.

Boas Leituras.

Anúncios

2 thoughts on “Livros que Recomendo – Mundos Paralelos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s