O Último Jedi

SW

Atenção, este post está carregadinho de spoilers e se ainda não viram o filme e tencionam ver em alguma altura, não leiam. Mas também, fiquem já a saber que não há nada de novo mesmo, por isso os spoilers não são nada de especial.

O Peixinho foi este Domingo ver o novo episódio da saga Star Wars, mais por um sentimento de militância do que por achar que iria ser deslumbrada ou surpreendida.

O primeiro erro que cometi foi ter ido ao Alegro à tarde. Eram pipocas por todo o lado, conversas paralelas, adultos a explicar a crianças o sentido do universo (não há, não vale a pena). O segundo erro foi termos ido, ponto. Já resolvemos entre nós que o próximo vemos no aconchego do lar e poupamos o trabalho e o dinheiro.

Quer dizer, eu sei que isto é ficção científica e não tem que ter muita aderência à realidade, mas sinceramente há limites. A princesa Leia a navegar no espaço sem fato e ainda conseguir voltar à nave apenas com o poder da mente, onde lhe abrem a portinha para ela entrar. Vácuo. Diz alguma coisa a alguém? Leis da física? Ok, podemos suspender algumas e continuar com a nossa vida, mas não exageremos.

Depois também há limites para a quantidade de bichos fofinhos ewok inspired para fazer o jeito à Disney e animar a criançada. E mais uma cena em que se entra num bar cheio de extraterrestres manhosos à procura dum mercenário que eventualmente os vai trair e juro que grito.

O problema destes novos filmes é que não trazem nada de novo, a não ser efeitos especiais e mais explosões. As histórias nem são reinvenções, são cópias politicamente correctas das originais, e não surpreendem nem animam.

E pronto, tenho pena que assim seja porque gostei muito dos originais, revi-os muitas vezes, e não estava à espera que as sequelas fossem dignas do Festival de Cannes, mas acho que se tentam colar demasiado ao universo da Marvel e afins que atolou as nossas salas de cinema nos dias de hoje.

Safa-se disto o honroso Rogue 1, que conseguiu entreter sem ser pretensioso.

E pronto, acho que terminei a minha refilice, aconselho os fãs indefectíveis a ver na mesma, eu própria fui, mas não esperem uma maravilha cinematográfica.

1 thoughts on “O Último Jedi

Deixe um comentário