Livros que Recomendo – Um Bom Homem É Difícil de Encontrar

Um-Bom-Homem-e-Dificil-de-Encontrar

Aqui há muitos anos atrás, logo no início de estarmos juntos, a cara-metade ofereceu-me este livro pela piada óbvia do título. No entanto, ele não dá ponto sem nó e tinha-se informado previamente que era um livro de qualidade, que valia a pena. E na realidade o livro é maravilhoso. Brutalmente maravilhoso.

Flannery O’Connor era uma escritora norte-americana, sulista, católica, que viveu de 1925 a 1964 e que apesar de ter vivido apenas 39 anos deixou-nos um espólio bastante rico em contos e 2 romances. Era uma astuta observadora da natureza humana e era isso que expunha nos seus contos, sem paninhos quentes, com sarcasmo e alguma crueldade.

Ler os contos de Flannery O’Connor é como levar um murro no estômago, por vezes temos de parar para respirar e digerir aquilo que acabámos de ler, mas não conseguimos não prosseguir para o conto seguinte.

Muitas vezes se diz que esta autora escreveu no estilo Southern Gothic, no entanto isso não significa que os seus contos sejam histórias de terror ou sobrenaturais, que não o são, são sim dum realismo cru que nos mostra sem condescendência as diferenças raciais, de classes, sociais, tão comuns no sul da América nos anos 40/50, e que se perpetuam ainda hoje, embora de maneira mais dissimulada.

Uma leitura muito forte, muito visceral, mas que recomendo a todos que gostam de boa escrita, realista, que nos leva a uma comtemplação do interior da sociedade, e por consequência de nós próprios e da nossa posição no mundo.

Boas Leituras!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s