O Primeiro Maigret

Pietr the Latvian

Aqui há bem pouco tempo o Netgalley deu-me a oportunidade de conhecer o Inspetor Maigret e o seu autor, Georges Simenon. Como gostei tanto, aproveitei as férias para ler aquela que foi a sua primeira história, porque nada como começar pelo início para perceber bem a evolução duma personagem.

Maigret é radicalmente diferente do meu outro inspetor de estimação, o Poirot. Para começar, interessa-se muito mais pelo método científico, as provas, é um homem de acção, de fazer, mais do que ficar parado a pensar. No entanto, tal como o nosso amigo belga, é um profundo conhecedor da natureza humana e do que motiva as pessoas.

O facto de toda a acção se passar em Paris torna o livro muito refrescante, pois é uma quebra com a realidade anglo-saxonica que nos é constantemente apresentada.

O facto de ter sido escrito em 1929 torna este livro muito livre, sem a ditadura do politicamente correto que nos escraviza hoje em dia, por isso podemos encontrar coisas escritas que seriam impensáveis nos dias de hoje.

Aconselho a todos os amantes de policiais, e boas histórias, bem escritas.

Goodreads Review

5 thoughts on “O Primeiro Maigret

  1. Sabes, já me registei no Netgalley…entretanto ainda não comecei a usar…derivados de coiso e tempo e tal e muitos livros para ler…também não sei por onde começar. Queres dar-me uma sugestão de kick-off? Obrigada Beijinhos

    Liked by 1 person

    • Olha, posso dizer-te como faço. Vou por exemplo a General fiction e vejo capas que me agradem e peço 2 ou 3 e espero que me digam sim ou não. Por exemplo, há lá um agora chamado orphan sisters que me parece giro, ou the histry of the bees, que também parece interessante. Depois não peço muitos ao mesmo tempo, porque se me dizem todos que sim, fico com o kindle cheio, e nunca mais despacho aquilo, e fico com péssimo rating. 🙂

      Gostar

Deixe um comentário