O Dia Internacional da Mulher

female-symbol-silhouette

Como já se disse em todo o lado, hoje é Dia Internacional da Mulher. Por isso, feliz dia da mulher. Feliz dia da mulher para todas nós.
Para  todas nós que criticamos a roupa umas das outras. Que dizemos como a Maria está gorda, e a Manuela conduz mal.
A vizinha de baixo não tem filhos, essa egoísta, e a de cima tem filhos a mais, essa egoísta.
A prima direita não faz depilação, que nojo, e a prima esquerda é uma obcecada do ginásio, que nojo.
Feliz dia da mulher para todas nós, que apesar das circunstâncias já serem adversas, ainda ajudamos todos os dias a cavar as nossas próprias sepulturas.

Por isso não me levem a mal, mas eu não desejo feliz dia da mulher a ninguém. Não aceito flores comemorativas com publicidade duma empresa, nem compro batons vermelhos com 50% de desconto. Em vez disso passo todos os dias a tentar ser melhor, a não perpetuar estereótipos, a não deixar que me julguem ou tenham pena de mim por não ter tido filhos. A tentar que cada presente que compro para uma menina tenha um significado, e que lhe mostre que ela pode ser o que quiser, mas sobretudo ser feliz, sem pressões exteriores.

A tentar ser mais liberta que a minha mãe, como sei que ela foi mais que a minha avó, e tentar deixar um mundo melhor.

6 thoughts on “O Dia Internacional da Mulher

  1. Concordo plenamente com o que diz – e mais, por vezes penso que nós mulheres festejarmos um dia como o de hoje prende-se um pouco com uma espécie de “sentimento de inferioridade” relativamente aos homens. Sinto-me exatamente igual a eles e não vejo necessidade de receber hoje flores ou bombons. Mas isso sou eu, se calhar fará sentido para outras mulheres…

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

