O Inferno segundo Patricia Melo

inferno_patricia-melo

 Acabei recentemente de ler mais um livro brasileiro. A literatura brasileira é muito refrescante, e esta autora, que eu não conhecia, consegue fazer um retrato muito realista sem ser miserável duma realidade da qual ouvimos falar, vemos por vezes em filmes (A Cidade de Deus é o que mais vem à ideia), mas que mesmo assim parece muito distante.

Reizinho é um menino duma favela do Rio de Janeiro, e durante todo o livro vamos seguir a sua história e a de todos que com ele se cruzam. Patricia Melo trabalha também como guionista, e isso é patente em todo o livro, de tal modo são intensas as suas descrições. Como leio essencialmente nos meus percursos de autocarro, às vezes quando levantava os olhos do livro para ver onde estava, tinha dificuldade em situar-me, de tal modo estava imersa no Rio de Janeiro.

Mas a história foi também muito cativante. Em retrospectiva, nenhum dos personagens, nem mesmo o Reizinho, conseguem criar empatia, e com muitos (a irmã dele por exemplo) eu sentia-me genuinamente irritada. Todos vivem de subterfúgios, de esquemas, todos querem ser mais espertos, mais ricos, mais fortes, melhores que os outros. E isso é verdade na favela, em Copacabana, ou em qualquer outro lugar do mundo.

Muito rápido de ler, estou curiosa em relação a mais livros da escritora. Recomendo a todos os que queiram ver mais do Brasil do que a Globo mostra.

Goodreads Review

Deixe uma Resposta

