Um romance de pré-guerra

summer-before-the-war

Sinto que passei todo o 2016 à procura dum livro que tivesse uma boa história, que me prendesse ao Kindle e que me fizesse desejar estar sempre a ler. Afinal, mal sabia eu que durante todo o ano tive um livro assim dentro do Kindle sem lhe pegar. Logo em Janeiro pedi no Netgalley um exemplar deste “The summer before the war”, mas depois, por uma razão ou por outra, acabei por nunca me entusiasmar a lê-lo. E assim ficou em banho-maria.

Agora, quando vi no Goodreads que ele estava a votos para um dos melhores de 2016 pensei que se calhar andava com uma pérola e nem tinha percebido. E não me desiludiu.

A história do livro não é muito elaborada. No ano de 1914 uma jovem solteira que tinha perdido o seu pai e com isso a sua independência financeira vê-se forçada a ir trabalhar como professora de Latim numa escola duma aldeia recôndita do Sussex. Só que uma mulher solteira, jovem, ser professora de Latim era na realidade uma coisa arrojada para a época. E não demora muito para que forças de oposição se reúnam, bem como para que um romance floresça.

Mas é muito mais que a história que torna este um livro tão apetecível. O ambiente da narrativa é deslumbrante, parte Jane Austen, parte Agatha Christie. O english countryside com os seus usos e costumes acompanha-nos a cada passo. E os diálogos são soberbos, muito bem construídos, com um sarcasmo e uma inteligência que não é comum encontrar-se.

Por outro lado a história é-nos subtilmente desvendada e não entregue de bandeja como se um filme série B se tratasse. Espera-se que o leitor tenha inteligência para perceber nas entrelinhas e não seja preciso explicar tudo, e isso também é raro nos dias de hoje.

Foi um livro muito refrescante, fiquei muito interessada em ler o livro de estreia da autora. Uma prova que chic-lit pode ser bem feita.

Goodreads review

Anúncios

One thought on “Um romance de pré-guerra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s