Um homem e os seus exércitos

moacyr-scliar

Os leitores deste cantinho sabem que eu sou grande fã do Kindle e das suas vantagens porque já falei largamente sobre o assunto. Aqui por exemplo.  No entanto há coisas num livro que são irreprodutíveis e a principal é o acto de emprestar. A simples acção de pegar num volume e pensar que ele iria agradar à pessoa X, ou como me aconteceu a semana passada, um colega chegar com um saco cheio de livros para eu escolher os que queria trazer emprestados. Isso é a beleza dos livros que o Kindle realmente e infelizmente não consegue repetir, e foi exactamente assim que eu cheguei a esta pérola a semana passada.

Com um nome absolutamente inpronunciável, este autor brasileiro escreveu a história de Mayer, o Capitão Birodidjan, um homem judeu, visionário, que sonha em mudar a humanidade, fundar a Nova Birobidjan, uma colónia socialista utópica onde possa viver em conjunto com o Companheiro Porco, a Companheira Cabra, a Companheira Galinha (de quem não gostará mas que se recriminará por isso), ou quem sabe com os seus companheiros do lar de idosos.

Um retrato dos anos da Segunda Guerra Mundial, recheado dum realismo mágico, mas profundamente acutilante, é impossível não rir enquanto as sátiras sociais passam por nós a um ritmo alucinante mas ao mesmo tempo subtil.

É um livro recheado de homenzinhos, sempre presentes na vida de Mayer, que o acompanham e assistem aos seus discursos, apenas em silhueta.

Uma pérola de 1973 que se leu num fôlego e que eu aconselho a quem o conseguir encontrar. Eu li a edição da Caminho que se vê acima.

Boas Leituras

Goodreads Review

lenin

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s