Mistérios de Lisboa

Misterios de Lisboa

Graças a um passatempo da Leopardo Filmes ontem tivemos a oportunidade de passar a tarde e parte da noite numa maratona cinematográfica a assistir aos 6 episódios da mini-série muito premiada Mistérios de Lisboa. Nos intervalos tivemos ainda o privilégio de assistir a uma conversa com parte do elenco e o produtor Paulo Branco, que essencialmente nos falaram do génio do realizador Raúl Ruiz, ilustrando tudo com episódios das filmagens. Foi mágico.

Confesso que ia um pouco apreensiva, porque sempre eram 6 horas de visionamento e eu não sou particularmente Camiliana. O género novelesco e romântico do autor não me apelam muito, e como nunca foi obrigatório ler para a escola acabei por nunca lhe pegar.

No entanto, tudo foi uma agradável surpresa. Sim, a história era tudo o que se esperava. Todos são uns desgraçados, uns sofredores, os amores nunca são correspondidos, ou quando são, são impossíveis de concretizar. Tudo é muito, tudo é barroco e exagerado. Mas a realização é absolutamente deslumbrante, e as 6 horas passam num fôlego. A beleza dos diálogos, das cenas, do décor, faz-nos estar absolutamente imersos no mundo romântico da Lisboa de então, e seguir com aqueles personagens numa vertigem constante sem nunca esmorecer.

O filme foi reposto agora, está de novo nas salas de cinema, e eu não poderia aconselhar mais. Creio que são cerca de 4h, mas da minha experiência vale todos os minutos. O livro já está no meu kindle, algures na minha lista de livros a ler em breve.

Misterios de Lisboa 2

A conversa podia ter continuado noite dentro, e as perguntas sucediam-se como as cerejas. A última sessão começaria às 21h, e às 20h20 uma senhora pergunta pragmaticamente: “A próxima sessão é às 9h?” Nada como confirmar com o próprio produtor do filmes estes pormenores técnicos, se alguém sabe é ele. Depois do Paulo Branco confirmar, peremptória: “Então se calhar agora é melhor irmos comer alguma coisa, não?” E fomos, pois claro!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s