Finalistas do Man Booker 2016

MB2016 Logo Purple FINAL

Como já tinha falado anteriormente, por altura da atribuição do prémio Man Booker International, saiu no final de Julho a lista dos finalistas na categoria de livros escritos originalmente em inglês. Como também referi, mais que qualquer outro prémio literário, este fala-me ao coração e tem-me dado excelentes indicações nos anos anteriores, por sigo-o sempre com atenção. Neste momento já tenho na calha o “The Vegetarian” (vencedor deste ano em livros traduzidos), tenho só de acabar uma longa lista de livros pendentes que teima em perseguir-me.

A lista está para consulta aqui, e nela encontram-se veteranos previamente galardoados (até com o Nobel), como o sul africano JM Coetzee ao lado de novatos nestas andanças.

Muitos deles estiveram previamente disponiveis no Netgalley, por isso eu poderia tê-los pedido às editoras. Fica a dica para o próximo ano, que para este já vou tarde. No entanto, depois de dar uma vista de olhos nos títulos e respectivas criticas no Goodreads fico com a ideia de ler alguns:

The School Days of Jesus – JM Coetzee: Na realidade até tenho a versão traduzida em português para ler, que me foi emprestada por um amigo do trabalho. Só ainda não tinha chegado ao topo da minha longuíssima lista de livros para ler (já li o Disgrace do mesmo autor e não foi um livro que adorei), mas após esta nomeação com certeza vai passar à frente na fila.

His Bloody Project – Graeme Macrae Burnet: Com 4.17 de rating no Goodreads este policial escocês promete entusiasmar até a mim que não sou uma fã incondicional do género.

The Many – Wyl Menmuir: Um mistério gótico numa praia inglesa é o primeiro livro deste autor. Com peixes mortos a darem à costa parece-me uma leitura leve para férias.

Eileen – Otessa Moshfegh: Um livro que revolve em torno duma mulher muito estranha e com uma história peculiar. Mesmo ao jeito das histórias bizarras que costumo gostar.

Já em Setembro saberemos quais os que chegam à lista final e em Outubro o grande vencedor. Até lá, boas leituras.

One thought on “Finalistas do Man Booker 2016

Deixe uma Resposta

