Dia 6 – Adeus ao Mucumbli

Nesse dia acordámos com o coração pesado porque a estadia no Mucumbli estava a chegar ao fim, e isso significava que também os dias em São Tomé estavam a entrar na reta final. Não percebia como era possível que uma coisa que tinha acabado de começar pudesse estar a aproximar-se do fim. Havia ainda tanto para ver e descobrir naquele pequeno país. Resolvi pôr as ansiedades de lado e desfrutar em pleno do que ainda me restava.

Comecei por me entreter a fotografar as canoas enquanto a cara metade dormia. Mal passava das 6h, não valia a pena ter pressa, mas já era dia claro e queria aproveitar todos os minutos.

Canoas
Pensamos nós que o paddle board é um desporto radical, e afinal estes pescadores fazem-no há gerações.
Canoas2
Mais uma canoa solitária.
Canoas3
Nada a fazer contra o poder dum motor.
Canoas4
Havia para todos os gostos, incluindo estas a vela.

Depois desta sessão fotográfica, rumámos ao pequeno-almoço, divinal como sempre. Já em Portugal devo dizer que ainda é difícil comer fruta ou beber café sem me lembrar com saudades dos pequenos-almoços do Mucumbli. Enfim, haveremos de voltar. De seguida praia com sabor a despedida. E desta vez sem a companhia dos nossos novos amigos, que com a curiosidade sobre nós saciada no dia anterior resolveram ir brincar para novas paragens.

Almoço rápido e sobremesa no terraço! Acho que podia passar meses lá sem nunca me cansar daquele terraço maravilhoso. Desta vez a experimentar banana prata seca (voltarei a ser capaz de comer bananas por aqui?) e a ver um dos nossos programas de “televisão” favorito: O Vôo do Falcão. O outro era A Guerra das Osgas. Sim, o Mucumbli não tem televisão, mas sinceramente nunca nos fez falta e até agradeci a falta de “ruído” que isso provoca.

Banana Seca
A banana seca do Mucumbli… é deliciosa.
Falcões Mucumbli
Os falcões em pleno vôo (na realidade são milhafres-negros).

Resolvemos ir explorar um dos muitos caminhos pelo meio das bananeiras antes que anoitecesse. Foi uma aventura, quente como sempre, estava irrespirável (estação fresca, estação fresca), mas valeu a pena. Andámos atrás de lagartos, a passar pontes instáveis e divertimo-nos como miúdos. Claro que fomos devorados por mosquitos apesar de estarmos cobertos de repelente. Repelente é o prato favorito do mosquito santomense.

Bola
Bola, o cão residente que se mete com os turistas sempre que acha que vai ganhar comida e que os ignora no resto do tempo.
Flor Mucumbli
Há sempre flores em todos os caminhos no Mucumbli.
Cacau
Cacau, por todo o lado em todas as fases de maturação. É fascinante ser sempre verão.
Bananeiras
As bananeiras de todo o género e feitio.

Final do dia um belo jantar de barracuda com banana pão e fruta pão. Come-se tão bem em São Tomé, e em 9 dias nunca comi carne. E os santomenses que dizem generrrrrosa e carrrrroço depois dizem baracuda. Adoro, todos os dias aprendia uma coisa nova. Tivémos de nos controlar para não raptar a cozinheira e trazê-la na mala.

Barracuda
Barracuda, com banana frita e fruta pão assada.

Viémos embora no dia certo porque nessa noite o Mucumbli ficou cheio de cientistas que estavam lá a fazer um encontro. Vinham de várias partes do mundo e percebia-se que estudavam África, não só São Tomé, mas o sossego ia acabar por isso era tempo de irmos para outras paragens. O Mucumbli deixou muitas saudades, espero voltar um dia e desejo que tenha muito sucesso mas que mantenha a autenticidade. E espero que a Ana tenha uma excelente nota no estágio.

No dia seguinte esperava-nos mais um passeio pelo Norte da ilha e a mudança para o novo alojamento já na cidade de São Tomé. Novas aventuras a caminho!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s