O Fascinio do Equador

Equador.jpg

Por motivos pessoais resolvi ler novamente este livro. Tinha lido a primeira vez em Abril de 2012, e achei que era uma boa altura de repetir. Além disso,  o frio e a chuva nunca que teimam em não ir embora este ano tornaram-me nostálgica e com vontade de me sentir nos trópicos.

Embora já não tivesse o encanto da descoberta que teve da primeira vez, este continua a ser um bom livro. O facto de ter sido escrito por um jornalista faz com que os factos históricos que constituem o seu pano de fundo ganhem credibilidade, porque se há coisa que jornalista deve saber fazer é investigação.

De resto é uma história cheia de Portugalidade, do nosso fado muito português, de sermos reactivos e não proactivos, de termos amores muito trágicos e sofridos. As descrições de São Tomé são belissimas, acho que ninguém consegue ler sem ficar indiferente ao apelo das ilhas. Ainda recentemente li As Altas Montanhas de Portugal, onde o autor também falava extensivamente de São Tomé, mas aqui o retrato era bem menos lisonjeiro e mais focado nos aspectos brutais da geografia e do clima do que na beleza dos trópicos.

Agrada-me intercalar os muitos livros do Kindle, quase sempre em inglês, com coisas mais nossas, que reflectem a nossa alma e o nosso ambiente. Ler descrições sobre salões no Chiado, soirées na Baixa dá alento ao coração pelo prazer do conhecido. Por outro lado, já não estava habituada a carregar um livro tão grande no autocarro cheio, e ler quando ia de pé era absolutamente impossível.

Recomendo a quem quer que ainda não tenha lido e que goste de livros de época, História de Portugal, paragens distantes, viagens no tempo e no globo.

Anúncios

3 thoughts on “O Fascinio do Equador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s