Game of Thrones – Viver e Morrer em Westeros

jon-snow-alive
Foto daqui

Há um verdadeiro reboliço nas redes sociais sobre o Game of Thrones. Não se fala doutra coisa, toda a gente sabe o nome dos personagens e respectivos actores, e lêm-se as sinopses no IMDB com o mesmo fervor que a minha avó lia os resumos da Escrava Isaura na TV Guia. Gostava muito de me sentir imbuida da mesma euforia, de esperar cada temporada nova como se fosse a última garrafa de água do deserto, que o facto da morte ou não morte do Jon Snow ocupasse um espaço privilegiado na minha mente. Mas não consigo.

Tentei ver alguns bocados de episódios, mas não me sinto fascinada. O GoT foi dos primeiros livros que li assim que me deram o Kindle. Li todos de enfiada, com voracidade e ansiedade. Quando morreu a primeira personagem que eu julgava principal, o Ned Stark, o meu coração parou. Depois disso foi sendo dilacerado pouco a pouco, mais ou menos violentamente consoante o grau de apego que eu tinha ganho a cada pessoa.

E de repente tudo acaba, sem acabar. As sequelas prometidas há anos não saem. Ao princípio ainda há esperança, porque se a série começou os livros hão-de sair para não perderem o comboio. Mas nada. Só espera.

E agora a série ultrapassou vergonhosamente os livros e eu já não quero saber. Quem morre ou quem vive, ou quem resiste à ira dos argumentistas. Porque isto agora já não é criatividade, é a lei das audiências. Morre e ressuscita quem der mais patrocínios e vender mais episódios, e nisso já não estou interessada.
Se os livros um dia acabarem talvez os leia, se não tiver nada mais genuíno para ler.

Diz que a série está muito boa para quem gosta do género.

2 thoughts on “Game of Thrones – Viver e Morrer em Westeros

Deixe uma Resposta

