Os Lavores

bordados

A minha mãe e a minha avó paterna fizeram inúmeros esforços durante os meus anos formativos para me tornarem numa dona de casa exemplar, se por exemplo se tomarem os anos 50. Ensinaram-me crochet, tricot, costura, ponto de cruz e outras tarefas domésticas similares. Algumas coisas ficaram, mas sempre dum modo básico. Crochet sei fazer abertos e fechados, tricot (ou malha como a minha mãe chamava) faço qualquer coisa à qual nem sei dar nome e que fica com um ar muito torcido no fim, e da costura sei marginalmente como se coze um botão.

Na realidade aquilo em que me saio melhor foi àquilo a que a minha mãe faltou a paciência de ensinar, a minha avó estava demasiado longe e eu tenho sido auto didata que é a culinária.

No entanto, a minha avó tinha estes livros duma coisa que nunca tinha ouvido falar que era o ponto Jugoslavo. E a primeira vez que vi coisas em casa dela com este ponto fiquei rendida. E passámos horas as duas de volta de tela branca e com linhas de bordar a aprender a fazer. Não se bordam passarinhos nem florzinhas, apenas linhas geométricas, simétricas, definidas e absolutamente regulares dignas de deixar um Hercule Poirot orgulhoso. A minha avó ficou tão feliz pelo tempo que passámos juntas e por finalmente termos partilhado um interesse manual, que me deu os livros para trazer para Lisboa juntamente com uma toalha de mesa para o enxoval, que ainda tenho e guardo com carinho.

Para quem quiser é só procurar na net por ponto jugoslavo ou swedish weaving, e todo um mundo novo se abrirá.

One thought on “Os Lavores

Deixe uma Resposta

