Bibliotecas

conchas biblioteca

Não faço ideia porquê, mas em Portugal a ideia de ir buscar um livro à Biblioteca não é muito comum. Deve ser pela mesma razão pela qual a maioria das pessoas prefere comprar casa que arrendar, mas estou apenas a especular. Na realidade, pelo menos em Lisboa que é o que eu conheço, as bibliotecas são entidades distantes e desligadas para a maioria da população e ir requisitar livros é coisa que se faz em alturas de teses universitárias e pouco mais.

Felizmente creio que esse paradigma está a mudar. A minha freguesia não tem uma biblioteca (ainda, mas há anos que está planeada. Isso seria tópico para outro extenso artigo) mas criou uma iniciativa de partilha de livros entre os seus fregueses. Em vários locais da freguesia estão já espalhadas mini bibliotecas onde podemos ir buscar e largar livros para ler. Um desses locais é o café do eucaliptal, por isso posso sempre passar por lá mesmo que não leve nada para ler.

Também no jardim onde faço Tai Chi, na Quinta das Conchas, se instalou recentemente uma destas mini bibliotecas. É só abrir e escolher um dos livros disponiveis e depois devolver no mesmo local. Apesar de ainda não ter trazido livros de nenhuma delas (a minha lista de livros em espera no Kindle é gigantesca neste momento), já andei a bisbilhotar e a qualidade da oferta é bastante interessante. Penso que este modelo de proximidade é também mais apelativo. Se souberem de mais locais onde isto acontece, partilhem por favor.

Anúncios

3 thoughts on “Bibliotecas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s