A Revolução Informática

Saiu por estes dias na comunicação social que pela primeira vez um livro escrito por um software de inteligência artificial conseguiu passar a primeira fase dum concurso literário. O livro chama-se, muito a propósito, “The day a computer writes a novel”, e tudo isto se passa obviamente no Japão.

E isso deixou-me a pensar. Não sou uma pessoa purista, nem tenho ideias preconcebidas. Não tive qualquer dificuldade em deixar o suporte de papel e passar a ler (quase) tudo em formato digital. No entanto, isto é um salto mental que ainda me custa dar.

Poderemos fazer grandes reflexões sobre o que define arte e literatura, para saber se este livro será efectivamente um trabalho literário na verdadeira acepção do termo. Mas isso levar-nos-ia a uma longa discussão, quase sempre infrutífera, já que outros autores muito humanos claramente também não se enquadram na definição “artistica” de literatura.

Por isso limito-me a dar a minha opinião de leiga. Para mim, cada livro que leio, daqueles que valem mesmo a pena e não são só para passar o tempo, levam-me a longas investigações online sobre a história e contexto do autor para tentar descortinar um pouco mais sobre o que o terá levado a escrever assim. O que o autor viveu, pensou, experienciou, influencia claramente tudo aquilo que ele escreve. Também a sua ideologia passa para o papel, pela qual nós nos podemos deixar ou não influenciar, mas é importante saber que ela está lá.

Por isso parece-me que estes livros escritos em computador são interessantes enquanto exercicio de inteligência humana, e de teste dos seus limites, mas dificilmente me convencerão a ler algum para já. Especialmente quando ainda tenho tantos humanos para descobrir.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s