Tua – Ainda há tempo?

Tua
Estação do Tua – 2014. Foto Peixinho de Prata

Há 2 anos fui dar um passeio pela zona do Douro, e entre muitos outros sitios maravilhosos acabei no Tua. E fiquei deslumbrada com o vale, com aquela linha de comboio muito pequenina lá em baixo.

E as encostas dramáticas com vinhas a perder de vista. E mesmo junto ao rio a estação de comboios velha, com ar deserto cheia de enredos para desvendar. Andámos por ali inspirados a fotografar e a absorver o lugar mágico.

No regresso o coração fica apertado quando se vê as toneladas de betão a rasgar a terra, obras mal amanhadas e criminosas a devastar uma paisagem que se diz património da humanidade, mas que se sente que é apenas instrumento da ganância de alguns.

O lobby do betão está vivo e de saúde, e não se conseguem parar as inúmeras barragens por todo o país. Esta é só mais uma. Mas é uma que está numa zona lindissima, que nos vai fazer perder um património natural, visual e emocional importantíssimo, e estas coisas já não se recuperam. Eu acredito que se restar alguém daqui a umas centenas de anos irão olhar para algumas das nossas decisões actuais com a mesma estranheza como nós olhamos agora para coisas que eram tidas como normais, como a escravatura ou o analfabetismo.

Entretanto, pode não servir de nada, mas eu já assinei esta petição. Faço o que posso, nem que seja só barulho. Os filmes incluidos na página são de cortar o coração e explicam bem o que se está a perder. Tua, uma causa que me deixa emocionada com o sentimento de impotência. Não percebo como esta perde enorme de património deixa toda a gente indiferente, como só alguns parecem afectados. Quando um cão ou um gato facilmente se tornam virais, mas um ecossistema inteiro nos passa ao lado. Amamos uns, ignoramos outros.

Anúncios

2 thoughts on “Tua – Ainda há tempo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s