O Mundo da Janela do Autocarro

Há poucas coisas que eu goste mais de fazer do que viajar. Nem é preciso ir ao outro lado do mundo, pequenos passeios pela minha cidade animam-me da mesma maneira. Como diz uma amiga minha: “Eu sou do verbo ir”.

Ora, a realidade do dia a dia implica que na maior parte das vezes eu estou a “ir” de autocarro de e para o trabalho, e as verdadeiras viagens são escassas. Isso não significa que eu não passe a maior parte do ano a viajar, e os livros são a minha ferramenta para o fazer.

Fui apresentada à literatura de viagens ainda antes de ter kindle, quando uma colega de trabalho me emprestou uns livros de Bill Bryson e a partir daí nunca mais parei. Ajuda ler em inglês, porque a escolha é maior, e é util também ter o Kindle, mas já se encontram coisas muito boas em português. Desde que os comecei a registar, já li cerca de 44 livros, e já fui a sitios tão interessantes como o Butão, Tibete, Macchu Picchu, Evereste, mas mais que o sitio é a personalidade do autor e a sua capacidade de contar uma história que tornam cada um destes livros uma peça única. Incluo algumas sugestões.

The Art of Travel – Alain de Botton

Um livro que nos explica porque gostamos de viajar, sempre ancorado em várias figuras históricas, artisticas que o fizeram. Gostei muito. Principalmente o homem que viajou toda a vida sem sair do quarto.

Into the Wild – Jon Krakauer

Acompanhamos a descoberta dum jovem pela América, e a sua busca pela paz interior, pela rebeldia, por um significado. Libertador e muito bem escrito.

Beyond the Sky and the Earth – Jamie Zeppa

Porque o mais provável é nunca ir ao Butão, este livro consegue descrever com muita beleza o dia a dia de quem lá vive e trabalha. Encantador.

Dentro do Segredo – José Luis Peixoto

Porque também se viaja em português, e muito bem. A sítios que a maioria de nós só conhecerá lendo, neste caso a Coreia do Norte. Um relato muito interessante e envolvente, dum autor que eu gosto muito.

Próximo destino, nem eu sei.

Deixe uma Resposta

